BELA E A FERA é um clássico de animação da Disney, considerado um dos mais prestigiados do estúdio junto com outros filmes como O REI LEÃO e A PEQUENA SEREIA. Lançado originalmente em 13 de novembro de 1991, é lembrado por ter sido o primeiro e único filme de animação a ser indicado ao Oscar de melhor filme e por ter sido o primeiro a quebrar a barreira dos $100 milhões de dólares no seu lançamento original.
Além disso, A BELA E A FERA foi o primeiro animado a receber o Globo de Ouro de melhor filme musical ou de comédia e a ganhar o Annie Award de melhor filme de animação, firmando o início de uma longa era de ouro da animação iniciada com A PEQUENA SEREIA dois anos antes e que se estendeu até o final dos anos 1990.
No início desta fábula clássica, uma feiticeira transforma um príncipe cruel em uma fera horrenda. Para quebrar o feitiço, Fera precisa conquistar o amor da linda e inteligente Bela, antes que caia a última pétala de uma rosa encantada.
Paige OHara — Bela
Robby Benson — Fera (Príncipe Adam)
Richard White — Gastón
Jerry Orbach (1935-2004) — Lumiere
David Ogen Stiers (Wiggins, Ractiffle [POCAHONTAS]) — Horloge, Narrador
Angela Lansbury — Madame Samovare
Bradley Pierce (Linguado [A PEQUENA SEREIA - SÉRIE]) — Zip
Rex Everhart — Maurice
Jesse Corti — Lefou
Ju Cassou — Belle
Garcia Jr. (Eric [A PEQUENA SEREIA]) — Fera, Gastón (diálogos)
Maurício Luz — Gastón (canções)
Ivon Cury — Lumiere
Isaac Scheneider — Horloge
Miriam Pecchi — Madame Samovare
Priscila Ribeiro — Zip
Pietro Mário - Maurice
Marco Ribeiro - Lefou (diálogos)
Pedro Lopes — Lefou (canções)
- Sherri Stoner foi usada de modelo para a personagem Belle. Poucos anos antes, ela fez o mesmo trabalho com Ariel, de A PEQUENA SEREIA.
- Be our guest originalmente fora animada com Maurice (e não Bela), como o convidado, mas a canção ficou tão boa que a equipe decidiu não desperdiçá-la com um personagem secundário.
- Zip originalmente tinha uma única fala, mas os produtores gostaram tanto da atuação de Bradley Pierce que mais falas e participações na trama foram dados ao personagem.
- O personagem fofo do filme originalmente seria uma caixa de música, que seria uma espécie de versão musical do Dunga (BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES). Entretanto, com a expansão do papel de Zip, a ideia foi eliminada. Ainda assim, a caixa de música pode ser vista brevemente sobre uma mesa próxima á Lumiere pouco antes do início da batalha entre os objetos encantados e os aldeões.
- A frase Flores, chocolates, promessas que não pretende cumprir, do personagem Horloge, foi criada pelo seu dublador David Ogen Stiers.
- Foi o primeiro e único longa de animação a ser indicado ao Oscar de melhor filme e a ganhar o globo de ouro de melhor filme musical ou de comédia.
- Também foi o primeiro a ganhar o Annie Award de melhor filme de animação.
- Uma canção interpretada pelos objetos encantados, Humano outra vez, foi cortada antes do início da produção. Ela foi animada e posteriormente incorporada aos relançamentos do filme no cinema e em DVD, tornando-o um pouco mais longo.
Categoria: Filmes e desenho
.
Este vídeo foi adicionado aos meus Favoritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário